Logo

iArtigos - Visualizando artigo

ROI: Como funciona o retorno sobre o investimento?

Saber o cálculo do ROI pode ser muito importante, afinal com ele é possível planejar metas baseadas em resultados tangíveis, logo entender se está ou não valendo a pena realizar tal investimento.

 

Essa é uma técnica muito utilizada quando se quer saber quanto a empresa recebeu com os investimentos realizados. É normal que essa técnica seja utilizada na área de Marketing.

 

Quando se deseja calcular o ROI, é necessário saber a receita total, subtrair dessa receita os custos e dividir o valor dado pelos custos.

 

Por isso, se você não sabe qual é o retorno que você está tendo com os investimentos feitos na empresa, esse artigo foi elaborado especialmente para você.

 

O que é o ROI?

 

O ROI, também conhecido por retorno sobre o investimento, é uma técnica essencial, que te permite identificar quais investimentos irão valer a pena para o seu negócio e como aperfeiçoar os setores que já estão funcionando para que possam ser mais eficientes.

 

Fundamental para qualquer empresa que deseja sucesso, afinal, é possível avaliar com certas iniciativas que contribuem para o resultado, logo, você vai saber o que vale e o que não vale a pena investir no momento.

 

Como calcular o ROI?

 

Para calcular o ROI, você pode utilizar uma fórmula simples, que consiste em:

 

  • ROI = (Receita – Custo) / Custo

 

Um ótimo exemplo que podemos dar para você ver como funciona o cálculo ROI é o seguinte: pense que o ganho do seu negócio tenha sido de 200 mil reais, porém você teve um investimento de 20 mil reais, logo, se utilizarmos a fórmula do ROI teremos:

 

  • ROI = (200. 000 – 20. 000) / 20. 000, logo, ROI = 9

 

Com esse exemplo, podemos perceber que o retorno sobre o investimento foi 9 vezes maior que o valor utilizado para realizar o investimento inicial.

 

Caso você deseje ver esse resultado em porcentagem, basta você multiplicar o valor dado por 100.

 

Pensando no nosso exemplo iremos fazer: 9 X 100 = 900%

 

Qual a importância de calcular o ROI?

 

O cálculo do ROI tem como função calcular o retorno de uma aplicação, ou seja, um investimento, para ver se ele valeu a pena ou não, podendo ser utilizado para qualquer tipo de investimento, como as propagandas, eventos etc.

 

As pessoas que forem investir no seu negócio também irã olhar para o seu ROI, para poder avaliar a sua empresa, afinal é essencial saber o quanto sua empresa ganha para saber se o investimento vai valer a pena ou não.

 

Ficar atento ao indicador faz com que sua empresa consiga planejar as metas de acordo com os resultados possíveis de serem alcançados.

 

Fora isso, graças ao ROI é possível perceber o tempo que os investimentos irão levar para trazer retorno.

 

É importante também que a empresa saiba e entenda o que o ROI  significa para ela e como ela pode influenciar nos objetivos.

 

Por que realizar o cálculo do ROI?

 

Diversos empreendedores não sabem, mas ele é muito importante para a empresa e pode auxiliar de diversas formas.

 

E analisando de uma forma direta, realizar esse cálculo pode ser fundamental, afinal, com ele é possível avaliar como iniciativas e demais investimentos irão contribuir para a obtenção de resultados.

 

Também será possível planejar objetivos e metas, se baseando em resultados intangíveis e uma das maiores vantagens é identificar o prazo de retorno dos investimentos, assim como a curva de resposta especifica de cada setor.

 

Além de viabilizar um processo mais objetivo de tomada de decisões e proporcionar uma eficiência maior nos retornos e também nos lucros obtidos.

 

Vantagens e desvantagens do ROI

 

O ROI é utilizado por milhares de empresas de sucesso, logo, é obvio que ele traz algumas vantagens para os negócios que o utilizam como:

 

  • Tornar uma análise comparativa mais fácil;
  • O cálculo do ROI é muito fácil de ser executado.

 

Porém, assim como qualquer outra ferramenta que utilizamos, ele também possui suas desvantagens:

 

  • Dificuldade de definir conceitos-chave;
  • Incompatibilidade em analisar investimentos diferentes;
  • Não favorece aos investimentos de longo prazo.

 

Como multiplicar o ROI? Dica muito importante?

 

Muitos não sabem, mas é possível melhorar ainda mais as taxas de conversão da sua empresa com base nos resultados obtidos.

 

Para isso é necessário seguir alguns preceitos de CRO, conhecido também como Otimização da Conversão.

 

Como o próprio nome já diz, o benefício que o CRO traz é a otimização da taxa de conversão, logo a melhoria de uma página ou até do site inteiro, trazendo mais conversões a partir da mesma quantidade de tráfego.

 

Logo, podemos concluir que o CRO é ferramenta essencial para utilizar o ROI da melhora forma possível.

Fonte: Actana


Voltar


Compartilhar

Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.

ajuda-chat
ajuda-chat_open
Clique aqui...